segunda-feira, 16 de julho de 2007

12h00

Acho piada ao pessoal que tem aquele aspecto de quem vive no campo mas, no meio de Santarém. Passam com os carros de compras atafulhados de tretas que não interessam nem ao menino Jesus e quando passam pela banca, olham para os preços e dizem "Isto é caro!".
Quer dizer, se calhar gastaram 50€ numa torradeira amarela só porque oferecia um sabonete e acham isto caro? Não percebo.
Depois, pior que estes são os que massacram com os preços, mexem, escolhem e descolhem e depois viram costas. Nem boa tarde, nem bom dia e basam. Claro que estes só são suplantados pelos que chegam, não dizem nada, mexem e atiram (repara que disse atiram e não largam) os bouquets para cima da banca. Infelizmente, raros são os que chegam com um “Bom dia”, perguntam se podem mexer, perguntam o preço e, indiferentemente de comprarem ou não, despedem-se com um bom dia e um obrigado. Em cada 100 devem aparecer 2. Aliás, lembras-te de eu me queixar que no Alto Alentejo eram todos sisudos e mal-educados? Santarém ganha aos pontos e tem um extra: a peixeirada. Em Portalegre, mandavam-te com uma má cara, mas nunca te dirigiam a palavra. Aqui gritam e esbracejam como se de tudo dependesse a sua integridade moral. O exemplo mais crasso que tenho disso é o pessoal que trabalha à minha volta.
Estou aqui todos os dias, desde a abertura ao fecho e, frequento o Café Alfa 2 e a barraca da Buondi. No café demorou-me seis dias até arrancar um bom dia a um dos empregados e na barraca ainda só consegui ser atendido logo que lá cheguei. Sim, porque, normalmente, elas estão tão entretidas a ler a Maria que ficamos à espera que elas acabem. Depois, é o tipo da Optimus, que é lá de Coruche (coincidência) e que tem a mania que é pintas. Ainda não se deu ao trabalho de me falar e eu estou-me bem a c****. Esse e a gaja da TV Cabo (que por acaso me lembra bué a A.N.: grande penca, cabelo bué estranho, roupa de combate rosa choque, etc) é que têm horários fixes. Entram às 15h, isso se chegarem a horas.
Finalmente, as pitas do cinema, parvas nas horas. No primeiro dia em que aqui estive, passaram em matilha e disseram para quem queria ouvir (e, acho que todo o Feira Nova ouviu): “Flores de Madeira a 1€…que caro! Se ao menos fossem naturais!”. Pitas parvas com, no máximo, o nono ano.
Como vês, tenho pensado e analisado muito, mas desconfio que ainda me falta passar por muita coisa.

11 comentários:

maria cunha disse...

vou relevar a cena da grande penca...

é que cá em casa temos todos grandes pencas!!! e cá eu gosto mesmo da minha!!!

bjo

Dina disse...

Tu achas que no Alto Alentejo são todos sisudos???
Não pode ser, se assim fosse como é que explicas o caso da tua Maria e o meu? Ambas somos do Alto Alentejo e no meu caso ainda por cima nascida em Portalegre, cidade do Alto Alentejo...como dizia o José Régio.
Os alentejanos têm fama de ser amáveis, podem ser de poucas falas mas por norma são amáveis e ai de ti que digas o contrário!!
As rosas de madeira custavam 1€? SÓ? desconfio que no final ficaste a ver o ordenado por um canudo...

ariba disse...

Huuuummm...palpita-me que o Terminator começa a aprecer por estas bandas!... Isto está a ficar interessante!

HzoLio disse...

Isso da quantidade de pedantes por metro quadrado em Santarém é assim qualquer coisa de absurdo... Mas eu nem tenho familia para aqueles lados!!! ;)

Eu depois um dia conto-te o que me fizeram por lá...

eskisito disse...

Maria Cunha:
Aaaaaa...não era com intenção de criticar as pencas grandes, mas sim, aquela em particular...não que eu tenha algo contra narizes proeminentes...grandes...saídos...
ok, i'll shut up now...
Beijos

Dina:
Mas, as trombas são um must em Portalegre. Em Elvas já não é tanto assim. Mas, Portalegre...
Em relação ao ordenado, tens de ler até ao fim..
Beijos

Ariba:
Ainda estava muito calmo nesta altura...quando o cansaço e as determinadas condições físicas começarem a tomar conta de mim, aí sim, é quando me salta a tampa.
Beijos

hzolio:
Partilha sim, que eu gosto dos podres da terra. Morei lá 3 anos e fiz 3 casais amigos. Tanta gente...
Um abraço

Peste disse...

pois... parece q o cérebro só vem e embrulhado na festa do 18º aniversário..

Azul disse...

o que é facto,meu lindo,é que pessoas mal formadas há por todo o lado...não é uma característca especial dos ribatejanos: é uma característica única do tuga! mas de tuga para tuga porque para os de fora, somos um mimo!
e, por acaso até acho, que os alentejanos são memso os mais simpáticos.

Bjufas.

p.s.- isto ta a ficar caliente!!!

maria cunha disse...

´tou com a azul... há em todo o lado e em cada esquina...


bjo


já esqueci a história da penca... até porque eu gosto mesmo da minha!

eskisito disse...

Peste:
Nem aos 80 acho eu...
Beijos

Azul:
Mas, em Str é mesmo impressionante...
Beijos

Maria Cunha:
Eu sei, és uma querida...
Beijos

Teresa disse...

Eu nasci em Évora e estou sempre a rir. Às vezes (e até principalmente) quando menos razões tenho para isso. Questão de atitude.

E digo sempre bom dia, boa tarde, por favor, obrigada, etc.

Beijos.

eskisito disse...

Teresa:
E, só isso é mais que suficiente, e faz toda a diferença.
Beijos